sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Última Temporada de Smallville

 

Smallville Décima TemporadaSou grande fã de “Smallville” e acompanho o seriado desde sua primeira temporada, exibida no Brasil longínquo ano de 2002. Sua décima temporada tem sua estréia marcada nos EUA para o dia 24/09/10. Tudo indica – ao menos por enquanto - que esta seja a última temporada do seriado. Veja neste artigo as novidades confirmadas e minhas expectativas para o desfecho do seriado.
Toda história tem um começo
“Every story has a beginning” era o slogan inicial de “Smallville”. O objetivo do seriado era contar a história de Clark Kent antes de ele se tornar Superman, o mais famoso super-herói de todos os tempos. Isso aguçou minha curiosidade. Sempre fui fã de Superman (já contei um pouco disso nos artigos Superman – O Homem de Aço e Doomsday e a Morte do Superman) e a oportunidade de ver como seria a adolescência de Clark na pequena cidade de Smallville me deixou entusiasmado.
É impossível esquecer minha reação inicial: assistindo ao primeiro episódio, “Pilot”, vi Tom Welling – até então um desconhecido – intencionalmente parecendo-se com um jovem Christopher Reeve, o ator que imortalizou Superman nas telas do cinema. Vi Kristin Kreuk – outra desconhecida – no papel de Lana Lang, a paixão platônica de Clark. Vi as trapalhadas de Clark ao chegar perto dela, sem saber que isso era causado pelas “pedras de meteorito verde” (ninguém sabia então o que era kryptonita). E percebi que “Smallville” se tornaria parte de minha rotina, numa época em que escrever num blog nem me passava pela cabeça.
Passados tantos anos, continuo fã do seriado, assistindo – normalmente mais de uma vez – todos os seus episódios. Comprei todos os boxes de DVDs de “Smallville” justamente para poder assistir novamente cada história e ver o que foi deixado de lado nas cenas deletadas e nos extras.
Agora, chegamos àquela que pode – e, em minha opinião, precisa – ser a última temporada do seriado. Mas, antes de falar sobre ela, farei um rápido resumo do que aconteceu no seriado nestas nove temporadas.

Resumão das temporadas anteriores

Muita coisa aconteceu nesses 9 anos em que “Smallville” está no ar. Desde o primeiro episódio, “Pilot” – quando o pequeno Kal-El chega à terra em sua nave e é adotado pelos Kent – até “Salvation” – o último episódio exibido, Clark teve muitos desafios, que foram se tornando cada vez mais complicados.
Smallville Primeira TemporadaNas primeiras temporadas, os problemas de Clark eram relativamente simples. Ele nutria um amor platônico por Lana, e tinha a seu lado os amigos Chloe, Pete e Lex. Sim, Lex Luthor era um amigo leal de Clark e ambos dariam a vida um pelo outro. Naquela época, seus desafios se resumiam a enfrentar os “freaks of the week” (“esquisitos da semana”), pessoas que foram afetadas pelos meteoros e ganharam poderes especiais. Naquele início, o elenco “adulto”, como costumo dizer, brilhava em “Smallville”. Atores como John Schneider (Jonathan Kent), Annette O’Toole (Martha Kent), John Glover (Lionel Luthor) e Michael Rosenbaum (Lex Luthor) brilhavam em suas interpretações e balanceavam a fraca atuação do elenco jovem e inexperiente.
As coisas começaram a se complicar para Clark quando ele percebeu a responsabilidade que ele tinha: por um lado, ele era de certa forma responsável por muitas tragédias ocorridas em Smallville com a chuva de meteoros. Por outro lado, a voz da consciência de seu pai biológico, Jor-El passou a cobrá-lo para assumir seu verdadeiro papel e abandonar sua vida de jovem fazendeiro do interior do Kansas. Clark cometeu erros e nem sempre conseguiu enfrentá-los da melhor maneira. A propósito, alguns dos melhores momentos do seriado ocorreram justamente quando Clark colocava seu anel de kryptonita vermelha, que o liberada de seu lado moral e nos mostrava como ele pode ser mau.
No decorrer das temporadas, Lex Luthor foi gradualmente se tornando o vilão que estava predestinado a ser. No entanto, o personagem desapareceu no final da sétima temporada e foi aparentemente morto no decorrer da oitava. Desde então, o personagem não foi mais visto em “Smallville”.
Diferente do que ocorreu no início do seriado, Clark passou a ter que enfrentar um vilão principal a cada temporada – todos vindos das histórias em quadrinhos do Superman. O primeiro deles foi Brainiac, uma espécie de inteligência artificial kryptoniana. Depois, Bizarro, um ser vindo da Zona Fantasma que assumiu a forma de Clark na Terra. Na oitava temporada, ele precisou derrotar Doomsday, o monstro que conseguiu a façanha de matar o Superman nas HQs. E na última temporada exibida, o vilão era ninguém menos que Zod, famoso militar que o herói enfrentou no filme Superman II.
Smallville Heróis
Mas, Clark teve também a ajuda de diversos heróis durante esses nove anos. O episódio “Justice”, na sexta temporada, reuniu Flash, Aquaman, Arqueiro Verde e Cyborg. “Legion”, na oitava, trouxe os heróis do futuro, Saturn Girl, Cosmic Boy e Lightning Lad. E o fantástico “Absolute Justice” nos mostrou a Sociedade da Justiça da América, num episódio mais do que especial.
Nesse período, o seriado teve seus altos e baixos. Houve algumas temporadas fracas e outras sensacionais. No decorrer da oitava temporada, por exemplo, eu torcia para que aquela fosse a última, de tão fracos que foram alguns episódios. Já a nona foi uma temporada irregular, alternando ótimos episódios com outros que nem mereciam ser exibidos.
Smallville Nona TemporadaMas, o fato é que “Smallville” – e Clark Kent – evoluíram muito nesses anos. Clark já sabe a grande responsabilidade que seus poderes trazem e que não pode ficar limitado a uma fazenda em Smallville. Por isso, a maior parte da ação acontece agora em Metropolis. Lois Lane, que será o grande amor de sua vida, já está com ele, embora ambos ainda não tenham a noção exata de seus sentimentos. E esse é o panorama geral para a décima temporada de “Smallville”.

A décima temporada

Poucos são os seriados que conseguem chegar à sua décima temporada. Muitos são cancelados ou têm seu final antes disso. Por isso, é uma proeza que “Smallville” tenha chegado até aqui. A seguir, deixo minhas conjecturas, com base em notícias e minhas expectativas, sobre o que podemos esperar desta temporada.
Quando “Smallville” começou, os produtores e roteiristas não tinham noção de que o seriado chegasse tão longe. Lembro de ter lido, há muitos anos, que a expectativa é que o seriado chegasse a cinco ou sete temporadas, no máximo. Isso trouxe alguns problemas para a décima temporada.
O primeiro problema é que já houve tempo suficiente para Clark tornar-se Superman – e isso ainda não ocorreu. É claro que estão guardando isso para a última temporada do seriado. O mais irritante nisso é o fato de Clark até hoje não conseguir voar. Quer dizer, até já o vimos fazendo isso, quando estava sonhando – isso ainda na primeira temporada, flutuando acima de sua cama – ou fora de si, controlado por Jor-El – no início da quarta. Mas, não há mais desculpas que justifiquem isso. Todos os kryptonianos que apareceram no seriado conseguiram voar em muito menos tempo que ele. Então, Clark precisa finalmente aprender a voar. Se esta for a última temporada, isso definitivamente acontecerá.
Ainda supondo que Clark se tornará Superman, outra questão básica é a sua roupa. Em “Salvation”, último episódio da temporada anterior, vimos no reflexo de seu olho o que parece ser o seu traje de herói. Será que finalmente conseguiremos ver Tom Welling vestindo a famosa roupa azul, vermelha e amarela? Eu acredito que isso acontecerá apenas no final do seriado, provavelmente no último episódio. Com certeza, será um momento em que os fãs vibrarão.
Smallville Superman
Outro problema que esta temporada traz é a ausência de Lex Luthor (e de Michael Rosenbaum, por extensão). Sem Lex Luthor, não há Superman. E ainda não há nada que indique que o querido vilão voltará ao seriado. Minha grande expectativa é que ele retorne, ao menos por alguns episódios, para selar de vez a inimizade mortal entre os dois arqui-rivais. Se ele não retornar, será necessário encontrar um super vilão para Clark – o que não será nada fácil pelo fato de grandes vilões já terem sido mostrados nas temporadas anterior. Talvez Darkseid?
Falando em retorno, outro personagem que seria muito bem vindo – ao menos em um episódio – seria Lana Lang. Sua despedida de “Smallville”, em “Requiem”, foi realmente emocionante. Seria interessante ver o reencontro deles, depois de tanto tempo e tantas mudanças na vida de Clark. E claro que seria ótimo ver Kristin Kreuk de volta à tela!
E já há retornos importantes confirmados para esta temporada. Jonathan Kent (John Schneider), morto na quinta temporada, fará mais uma participação especial - embora ainda não saibamos em que situação isso acontecerá. Kara (Laura Vandervoort), a prima kryptoniana de Clark, também estará de volta em um episódio. Será interessante ver a Supergirl de volta ao seriado.
Smallville Girls
Aproveitando o tema “as mais lindas mulheres de Smallville”, quem deve continuar se destacando nesta próxima temporada é Erica Durance, no papel de Lois Lane. Especialmente na oitava e nona temporadas, Erica mostrou uma evolução enorme e se destacou entre os demais atores. No extremo oposto, quem parece um tanto cansado do seriado é justamente Tom Welling. Talvez esteja pesando o fato de interpretar o mesmo personagem por tantos anos, mas há episódios em que sua indiferença é visível.

Conclusão

Apesar de alguns pontos negativos, parece que temos tudo para que esta seja uma ótima conclusão para “Smallville”. Com o perdão do trocadilho, o Superman é um personagem bastante forte e que ainda possui um carisma enorme, tanto com as novas quanto com as antigas gerações. Só espero que essa chance não seja desperdiçada e que os produtores caiam na tentação de continuar prologando o seriado indefinidamente.
Uma última dica: se você quer assistir as temporadas anteriores de “Smallville”, há diversas temporadas em promoção no Submarino por R$39,90. Basta clicar nas imagens abaixo para consultar o preço e adquiri-las.
Smallville 1ª Temporada Smallville 2ª Temporada Smallville 3ª Temporada Smallville 4ª Temporada
Smallville 5ª Temporada Smallville 6ª Temporada Smallville 7ª Temporada Smallville 8ª Temporada
Ou, se você você quiser comprar de uma só vez as oito temporadas, o pacote completo está em promoção por R$329,90. É só clicar na imagem abaixo:
General Image B2W

Nenhum comentário:

Postar um comentário